Os cartões de crédito passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas devido à facilidade de uso e de parcelamento e ao poder de compra que proporcionam. Porém, outra vantagem tem chamado a atenção dos brasileiros: o cartão de crédito com cashback.
Popular nos Estados Unidos, os cartões de crédito com cashback estão ganhando força no Brasil. Para entender melhor as vantagens dessa modalidade, vamos analisar o significado completo da palavra cashback.
Como o nome sugere, cashback significa “dinheiro de volta”. Sendo assim, funciona da seguinte forma: você realiza uma compra com o cartão de crédito em um parceiro de cashback e recebe um percentual do valor de volta.
Vale lembrar que é a fornecedora do cartão de crédito quem estipula as políticas de funcionamento do cashback. Por isso, antes de adquirir um cartão de crédito com essa vantagem, verifique com atenção todo o regulamento.
Em geral, funciona da seguinte forma: Você baixa o aplicativo em seu telefone Android ou iOS e registra seu cartão de crédito. Ao fazer uma compra em um dos sites ou em lojas parceiras com o cartão, você poderá acompanhar os pontos recebidos através do aplicativo.
Diferente de programas de pontos que oferecem prêmios ou descontos, o cashback fornece uma certa porcentagem do valor gasto de volta. No Brasil, Méliuz, Poup e Ame Digital são algumas das empresas que oferecem esse tipo de benefício. Nesses casos, você pode usar diferentes formas de pagamento, incluindo o cartão de crédito. Veja abaixo!
Por exemplo, a Méliuz reembolsa parte do preço de compra em mais de 1.600 lojas parceiras. Para usá-lo, é preciso baixar o aplicativo ou adicionar a extensão Méliuz em seu navegador. Em seguida, visite uma loja online que oferece o reembolso e realize a compra. Você receberá parte do valor de volta dentro de dois dias e, ao completar o saldo de R$ 20,00 poderá solicitar o resgate. No Poup, é preciso acumular R$ 30,00 para solicitar o resgate dos fundos da sua conta.
As despesas de cartão de crédito entraram no orçamento fixo de muitas famílias. Por isso, as instituições passaram a oferecer o programa de cashback, que permite receber de volta parte do valor de uma compra. Cada empresa possui suas próprias regras de cashback, por isso você deve ter cuidado ao usar o serviço.
A maioria das operadoras de cartão de crédito cobram uma taxa anual por esse benefício, portanto é importante estar atento antes de fazer a solicitação. O fato de recuperar parte do valor pode dar a ilusão de que você está ganhando dinheiro, mas se o valor da anuidade for maior que o de retorno, você poderá ter prejuízos.
Cada instituição apresenta uma forma de cálculo de cashback, algumas por porcentagem e outras por pontos, mas a taxa de reembolso geral é de 0,55% a 5%. Portanto, o cálculo que se deve fazer é multiplicar a mensalidade do cartão de crédito pela porcentagem da aplicação. Se o valor for inferior à anuidade, o serviço não compensa, mas se o valor for igual ou superior pode valer a pena contratar o cashback.
Geralmente, o serviço de devolução de dinheiro recompensa consumidores que estão acostumados a pagar contas mais caras. Mas isso não significa que você terá que gastar mais com o cartão de crédito para obter o benefício.
Uma das vantagens do cashback é que o dinheiro devolvido pode ser usado livremente em qualquer instituição. Mas, uma dica para aproveitar esse valor da melhor forma é comprar nas lojas parceiras, já que muitas dão retorno acumulativo. Além disso, há uma lista imensa de empresas que já aderiram a essas parcerias.